Treinamento e capacitação de operadores com simulador

Há anos a Timber vem concentrando esforços para contribuir de maneira positiva com o crescimento do setor florestal no sul do Brasil. O número de equipamentos, máquinas e das tecnologias embarcadas vem aumentando significativamente a cada ano. A Timber está com uma novidade em 2018 para agregar ainda mais à capacitação de operadores, venda de produtos e principalmente na produtividade das máquinas, o Simulador de realidade virtual Ponsse.

O Simulador Ponsse para Harvester e Forwarder dá ao instrutor a possibilidade de criar cenários de treinamento de acordo com a realidade do operador, colocando em prática de maneira técnica através de exercícios relacionados à colheita melhorando significativamente as habilidades  do operador.

Com o simulador é possível criar diferentes situações de carregamento e descarregamento melhorando o desempenho do operador, trazendo a ele desde exercícios básicos até os mais complexos com superfícies irregulares e múltiplos sortimentos.

Após aprender o básico da manipulação da grua e controle dos cabeçotes, o operador poderá controlar a derrubada da árvore. Executando exercícios de derrubada direcional onde o operador derruba um número de árvores em determinada direção, preparando operador para uma colheita mais segura e efetiva.

O simulador gera relatórios escritos e gráficos que permitem acompanhar o progresso dos operadores e a sua eficiência energética evitando consumo de combustível e perda de produtividade com desperdício de movimentos de grua e máquina. Isto inclui: o tempo consumido para a atividade, distância percorrida pela grua durante o exercício, bem como posição das toras após a conclusão do treinamento. O sistema Opti4G também disponibiliza relatórios da madeira colhida e horas  efetivas de trabalho.