Timber planeja transformar escavadeiras em "supermáquinas"

A Timber, representante exclusivo das máquinas Sany para o sul do país, voltou da Conexpo-CON 2020, feira realizada em Las Vegas, certa que uma tendência largamente utilizada nos EUA tem tudo para mudar o jogo na indústria de construção no Brasil. Trata-se do uso de ferramentas com engate rápido para escavadeiras, que proporcionam grande versatilidade à máquina base. Não é que esta prática seja inédita por aqui, mas é algo ainda incipiente, restrito a alguns modelos de equipamentos, que contam com poucas opções de implementos, principalmente, se comparado à vasta linha de fornecedores e tipos de ferramental disponíveis na América do Norte.

Uma das maiores feiras de máquinas e implementos para construção civil do mundo, realizada em março nos EUA, foi um show. O evento, que reuniu 130 mil visitantes, também apontou caminhos para a indústria, que podem ser adaptados às necessidades do mercado nacional.

O diretor da Timber, Jober Fonseca, prestigiou o evento ao lado de Alex Xiao e Neo Wang, vice-presidente e diretor da Sany Brasil, respectivamente. A participação da Sany no evento foi organizada pela subsidiária dos EUA. O estande imponente ficou repleto de visitantes e clientes, atraídos pelas novidades exclusivas para o mercado norte-americano, além das apresentações artísticas e com máquinas que aconteceram na área externa.  

“Houve também visitação vinda do Brasil, muitos clientes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina compareceram”, contabiliza Fonseca. Uma das atrações no espaço da Sany foi a edição “Black” da escavadeira SY215C-LC. Muitas pessoas pararam para admirar e fazer um registro ao lado da máquina.

Timber planeja trazer novidades em ferramentas para escavadeiras

De acordo com o diretor da Timber, além dos fabricantes de máquinas pesadas, também participaram do evento muitos fornecedores de acessórios para escavadeiras, com aplicações em mineração, terraplanagem e serviços de infraestrutura. Esta indústria apresentou muitas novidades. São implementos que a Timber pretende viabilizar para os clientes brasileiros.


Neo Wang, diretor da Sany Brasil; Jober Fonseca, diretor da Timber, e Alex Xiao, vice-presidente da Sany Brasil

“A quantidade de ferramentas que eles disponibilizam para escavadeiras é algo excepcional. Conhecemos fornecedores com mais de 20 implementos, um para cada aplicação diferente. Com a escavadeira você executa qualquer tipo de trabalho, que se torna até uma pá-carregadeira ou empilhadeira, por exemplo”, destaca o diretor da Timber. Por meio do acoplamento rápido, o operador não precisa sequer descer da cabine durante as mudanças.

“No momento em que o mercado retomar, vamos trabalhar na importação destas ferramentas e disponibilizar para nossos clientes”, garante Fonseca. “O Brasil ainda tem algumas limitações, mas aos poucos a gente consegue trazer esta tecnologia para os proprietários de máquinas e grandes construtores brasileiros”, avalia.