Ponsse lança cabeçote H8HD Euca

Cabeçote harvester para processamento e descasque de eucalipto desenvolvido em parceria com a Timber e clientes do sul do Brasil


A Ponsse apresenta o novo cabeçote harvester PONSSE H8HD Euca para descasque de eucalipto. O potente cabeçote, projetado e desenvolvido em parceria com a Timber e clientes do Sul do Brasil, atendeu a demanda dos clientes brasileiros que necessitavam de um implemento versátil para derrubar, processar e descascar eucalipto que mantivesse a eficiência e confiabilidade, independente do volume das árvores. Com o lançamento, a Ponsse fortalece ainda mais a estratégia de ser líder mundial na fabricação de cabeçotes harvester avulsos.

O PONSSE H8HD Euca possui alta performance em florestas de eucalipto com árvores de até 50 cm de diâmetro. A geometria das facas de descasque e os três rolos de alimentação ligados em série proporcionam alta eficiência ao H8HD Euca no descasque e no processamento de árvores de grande ou pequeno diâmetro. Ele pode ser utilizado tanto em máquinas de pneus como de esteiras. “A estrutura robusta do chassi também permite que o novo cabeçote harvester suporte as cargas extremas das máquinas de esteira”, comenta Janne Loponen, gerente de produtos da Ponsse.

O lançamento vem ao encontro, principalmente, à necessidade das empresas que operam com eucalipto descascado no sul do Brasil. Elas demandavam um cabeçote para descasque capaz de operar em florestas com madeira fina e também em plantios com oito a nove anos de idade. Florestas que possuem árvores com até 0,6 m³ de volume médio. “Estes clientes precisavam de um cabeçote rápido para árvores com baixo volume, mas com estrutura robusta, potência de tração e força de sustentação para trabalhar nas florestas de maior volume. Levamos esta demanda para a fábrica na Finlândia, que então desenvolveu o H8HD Euca”, explica Jober Fonseca, diretor da Timber. O resultado pode ser visto na durabilidade do implemento, eficiência de descasque e qualidade na medição dos comprimentos das toras.  

A estrutura de inclinação sólida e robusta proporciona ao cabeçote a durabilidade necessária ao descasque. As funções automáticas controlam os movimentos da serra e posição do sabre de acordo com o diâmetro da árvore, proporcionando corte rápido e com qualidade. “O grande diferencial é a ligação em série dos três rolos e dos quatro motores. Isto proporciona ao H8HD Euca rapidez na madeira fina e força na madeira grossa”, complementa Alex Bitencourt Gomes, gerente da filial da Timber em Guaíba (RS).

Todos os cabeçotes harvester Ponsse são projetados e fabricados na planta industrial em Vieremä. O processo de concepção do implemento é completo, cada componente é pensado cuidadosamente para formar o conjunto perfeito. Desde as peças mecânicas, sistemas eletrônicos de controle, software e controles até o uso de mangueiras duráveis e facas desgalhadoras especialmente projetadas para o eucalipto. O processo de fabricação é altamente automatizado, o que garante qualidade superior e precisão nas medições.

Falaremos mais sobre o novo produto no seminário on-line!
A Ponsse organizou seminários on-line para detalhar as funcionalidades e novidades do cabeçote H8HD Euca. Um especialista em produtos da Ponsse apresentará as soluções que o novo implemento proporciona e o que torna o cabeçote altamente eficaz na colheita de eucalipto descascado. O seminário on-line em português, com uma hora de duração, será realizado no dia 15 de abril, com início às 9h. Para se inscrever basta acessar este link e preencher o formulário do seminário em português (segunda opção na página). Você receberá a confirmação por e-mail. Todos os clientes da Timber estão convidados.